sexta-feira, 8 de abril de 2011

Abney Park

Death of Tragedy (2005).
Lost Horizons (2008).

Tem algumas bandas cujo som é tão diferente que fica difícil determinar qual o rótulo em que ela se enquadraria melhor. Quando isso ocorre geralmente se formam novos rótulos. Abney Park, por exemplo, é a primeira banda a se enquadrar em um rótulo chamado Steampunk Music.
Esse nome Steampunk tem mais a ver com a temática da banda do que com a sonoridade. Esse nome vem de um tipo de gênero de fantasia que mistura ficção cientifica com o passado, geralmente da era vitoriana. Histórias como a do filme Wild West e o anime Full Metal Alchemist são alguns exemplos. O grupo Abney Park adotou esse nome como gênero musical, pois suas letras contam histórias de fantasia bem ao estilo Steampunk.
Pra entrar no clima de fantasia, além das roupas exóticas, os instrumentos usados pelos artistas são personalizados. Voltando a falar da música, o Abney Park utiliza como base o Gothic Rock. Porém, o grupo coloca elementos de música industrial, música sinfônica, música celta e música do Oriente Médio.
01. "Stigmata Martyr"
02. "The Wrong Side"
03. "Dear Ophelia"
04. "Witch Cult"
05. "Sacrilege"
06. "All The Myths Are True"
07. "Death Of The Hero"
08. "Love"
09. "Downtrodden"
10. "False Prophecy"

Algumas músicas do álbum Death of Tragedy têm tanta influência étnica que as vezes a banda nem soa como se fosse de Rock, mas sim de New Age. É o caso das músicas Stigmata Martyr e Witch Cult. Músicas como a The Wrong Side devido ao uso extensivo dos sintetizadores lembram Synthpop. já a Love destaca bem o uso dos violinos.
O álbum consegue ser bem variado sem que suas músicas soem completamente diferentes uma das outras. Muito disso tem a ver com as vozes dos vocalistas que são bem diferentes. Um masculino e um feminino que ficam se alternando. 
01. "Airship Pirates"
02. "The Emperor’s Wives"
03. "Sleep Isabella"
04. "She"
05. "The Secret Life of Doctor Calgori"
06. "This Dark and Twisty Road"
07. "Herr Drosselmeyer's Doll"
08. "Virus"
09. "I Am Stretched on Your Grave"
10. "Post-Apocalypse Punk"
11. "The Ballad of Captain Robert" (hidden track)

O álbum Lost Horizons continua com as fórmulas dos trabalhos anteriores. A influência de Industrial se vê logo nas duas primeiras faixas e em músicas como The Secret Life of Doctor Calgori. Influência étnica também se faz presente, mas em menor escala. Destacando-se nesse quesito a Sleep Isabella. Músicas como a She soam mais parecidas com o de uma banda de Gothic Rock tradicional, apesar de também usar alguns efeitos. Destaco também a This Dark and Twisty Road que tem como instrumento principal o violão.

Um comentário:

  1. Cara eu amo o Abney Park, depois que ouvi o som deles me apaixonei de primeira pela banda, e também por steampunk, conhecia banda no seu blog antigo, olha só, queria te perguntar se você conhece outras bandas como o Abney Park, com o som bem abstrato mais por música clássica e étnica? procuro mas não acho de jeito nenhum uma banda assim, o som dessa banda é incrível, se conhecer posta ai no blog por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...