quarta-feira, 6 de abril de 2011

Stolen Babies

There Be Squabbles Ahead (2006).

Há um gênero musical pouquissimo conhecido por aqui que se chama Dark Cabaret. Mais popular na Europa e nos EUA, esse estilo é baseado no Rock gótico e no post-punk só que com muita influência sinfônica e de, principalmente, música de circo. A estética visual dos músicos se baseia nos circos Valdeville. Tipo de atração que era famosa na Alemanha durante a época da segunda guerra mundial.
O grupo musical Stolen Babies mistura o Dark Cabaret com o Heavy Metal e o Punk fazendo com que a banda se enquadrasse no rótulo Avant-Garde Metal. As músicas são bastante variadas indo de sons mais leves que lembram o Rock Alternativo até sons mais pesados com direito a gritos estridentes e vocais quase guturais lembrando um pouco o Hardcore. Vale destacar também uma coisa bem interessante desse grupo, a utilização da sanfona aliada ao som pesado.

Pode soar estranho para alguns, mas bandas de Rock que usam sanfona não é uma coisa tão absurda. Principalmente em alguns países da Europa como a Irlanda ou Espanha. Esse instrumento é muito utilizado em grupos de Folk Rock e Folk Metal. Estilos musicais que misturam o Rock com alguma música de raíz.
A capa do álbum já é um espetáculo a parte. Tudo a ver com o clima circense trazido nas músicas.

01. "Spill!" – 3:21
02. "Awful Fall" – 3:44
03. "Filistata" – 3:17
04. "A Year of Judges" – 3:20
05. "So Close" – 4:21
06. "Tablescrap" – 3:54
07. "Swint? or Slude?" – 2:16
08. "Mind Your Eyes" – 4:04
09. "Lifeless" – 5:56
10. "Tall Tales" – 3:41
11. "Push Button" – 4:07
12. "Gathering Fingers" – 5:20
13. "The Button Has Been Pushed" – 1:45

Ao contrário da maioria das bandas de Avant-Garde Metal, a Stolen Babies tem músicas curtas, de cinco minutos no máximo. O álbum já começa com a música Spill que mostra o lado mais Hardcore Punk do grupo. Fazendo um contraste enorme com ela temos músicas como a instrumental Swint? or Slude?, a mais Dark Cabaret de todas, e a Tablescrap, que destaca bem a sanfona. Vale destacar também a Push Button que tem o som mais fácil de ouvir, comercial, tendo até vídeo-clipe.
Grupo teatral, como a maioria dos representantes do Dark Cabaret, os integrantes da banda se apresentam vestidos de artistas de circo. Como já dito anteriormente, fazendo referência aos circos Vaudeville. Ao todo a Stolen Babies tem doze integrantes sendo quatro fixos e o restante não aparecendo em todas as músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...