domingo, 10 de abril de 2011

Orphaned Land

The Never Ending Way of ORWarriOR(2010)

Israel é um país famoso pela sua história de conflitos religiosos sangrentos. Conflitos esses que acabaram por inspirar a arte local. Um exemplo disso é a banda Orphaned Land. A banda israelense de Rock mais famosa mundialmente. Eles são considerados polêmicos no seu país de origem. Não só por se tratar de uma banda de Rock em um local com tanto fervor religioso. Mas principalmente por representar as três religiões "rivais" (islamismo, cristianismo e judaísmos) unidas. Infelizmente se você ler os comentários feitos pelos usuários nos vídeos da banda no Youtube o que mais se encontra são religiosos trocando alfinetadas.

Orphaned Land é daquelas bandas que tem vários rótulos. Devido a influência de música do oriente médio eles são conhecidos pelos rótulos de Ethnic Metal, Folk Metal e Oriental Metal. Suas músicas com fórmulas pouco ortodoxas renderam a eles a alcunha de Prog Metal. De modo geral o som do grupo é bem melódico. Apesar do uso de guturais ocasionais, levando-se em conta que é uma banda de Metal, o som nunca soa pesado demais.
Part I: Godfrey's Cordial – An ORphan's Life

01. "Sapari" – 4:04
02. "From Broken Vessels" – 7:36
03. "Bereft in the Abyss" – 2:45
04. "The Path (Part 1) – Treading Through Darkness" – 7:27
05. "The Path (Part 2) – The Pilgrimage to Or Shalem" – 7:45
06. "Olat Ha'tamid" – 2:38

Part II: Lips Acquire Stains – The WarriOR Awakens

07. "The Warrior" – 7:11
08. "His Leaf Shall Not Wither" – 2:31
09. "Disciples of the Sacred Oath II" – 8:31
10. "New Jerusalem" – 6:59
11. "Vayehi Or" – 2:40
12. "M i ?" – 3:27

Part III: Barakah – Enlightening the Cimmerian

13. "Barakah" – 4:13
14. "Codeword: Uprising" – 5:25
15. "In Thy Never Ending Way (Epilogue)" – 5:09

O álbum abre com a comercial Sapari (clipe abaixo). Ela funciona pra mostrar qual é a proposta da banda. Som fácil de ouvir, um Rock simples, com muita influência árabe. A partir da segunda música é que o Orphaned Land mostra seu lado progressivo. Além da longa duração, a From Broken Vessels consegue soar como uma balada apesar de usar guturais. O álbum é bem variado. Passagens de violão, passagens de música árabe, vocais guturais contrastando com melódicos... É uma festa. Recomendado também pra aqueles que estão mais inteirados com a bíblia. O álbum é conceitual. Conta uma história com várias referências religiosas.



Como já dito anteriormente a intenção da artes promocionais do grupo é retratar as três religiões unidas.
Preste atenção nas mãos do vocalista na foto. Essa posição de dois dedos da mão direita apontando pra cima e dois dedos da esquerda apontando pra baixo representa a ligação do Céu com a Terra. A imagem tenta mostrar que as três religiões fazem isso. Mais detalhes aqui.
Judeus, muçulmanos e cristãos juntos. Utópico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...