domingo, 31 de julho de 2011

Opeth - Do Rock Light ao Metal Extremo.

Damnation (2003) e Watershed (2008)

No link acima você baixará dois álbuns dessa excelente banda da Suécia.
Quando ouvi essa banda pela primeira vez eu tinha mais ou menos 17 anos, confesso que naquela época eu não gostei muito do grupo, pois não estava acostumado a um som tão progressivo, naquela época preferia bandas de Rock mais diretas como Korn ou Slipknot. Hoje em dia, porém, meu gosto musical evoluiu e o Opeth se tornou uma das minhas bandas favoritas.

Na maioria dos sites o grupo é rotulado como Progressive Death Metal, rótulo coerente já que eles misturam as estruturas complexas do progressivo com os guturais do Death Metal. No entanto, a banda não se resume a isso. Bem longe de ser só mais um grupo genérico de Metal extremo, o Opeth tem músicas muito variadas entre si sem entrar nos exageros de um grupo Avant-Garde. Já que só usam características inerentes ao Rock, não pegando emprestado característica de outro gênero musical. Com exceção do Jazz e do Blues em algumas faixas, mas isso é normal em bandas de Rock Progressivo.

Como eu disse na chamada dessa postagem, o Opeth em um mesmo álbum mescla músicas de um Rock bem leve com outras de Metal pesado. Há músicas aqui que irão agradar até mesmo aos chatos que acham que Heavy Metal é só barulho. A maioria das canções do CD Damnation, por exemplo, são mais voltadas ao Rock progressivo do que ao Metal extremo. Canções leves de ritmo calmo que as vezes são tocadas até mesmo no violão. Já o Watershed tem mais faixas pesadas, com tudo o que uma banda de Death Metal tem direito. Mesmo assim, essas faixas voltadas ao Metal extremo, conseguem fugir e muito dos clichês do gênero. São cheias de solos instrumentais e de contrastes parte leve/parte pesada.

Damnation (2003)
1. Windowpane
2. In My Time of Need
3. Death Whispered a Lullaby
4. Closure
5. Hope Leaves
6. To Rid the Disease
7. Ending Credits
8. Weakness

Watershed (2008)
1. Coil 03:07
2. Heir Apparent 08:51
3. The Lotus Eater 08:48
4. Burden 07:42
5. Porcelain Heart 08:01
6. Hessian Peel 11:26
7. Hex Omega 06:59
Total playing time 54:54

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...