sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ayreon

01011001 (2008).

Arjen Anthony Lucassen é um músico holandês que participa de várias bandas. Além da Ayreon, que estou postando agora, ele também participa/participou das bandas Star One, Ambeon e Stream of Passion.

Ayreon não é uma banda fixa, mas sim uma Rock Opera. Vários artistas de diferentes grupos do Hard Rock/Heavy Metal são convidados a fazer parte dos álbuns. Isso faz com que cada CD tenha em média mais de 20 vozes. Em 01011001 destaco as participações de Hansi Kursch do Blind Guardian e Floor Jansen do Revamp e ex-After Forever.

01011001, como todo álbum do projeto, é um CD conceitual. Conta a história de uma raça alienígena que atingiu a imortalidade através da supressão das suas emoções. Na busca de resgatar seus sentimentos os ETs acabam criando a raça humana. Porém algo dá errado. A humanidade evoluí com a ajuda da raça alienígena, mas acaba seguindo em um caminho auto-destrutivo.

Voltando a falar da música, Ayreon apesar de ter algumas guitarras mais pesadas e um vocal que as vezes lembra Metal melódico é mais voltado para o Space Rock e Rock progressivo. Um tipo de Rock bem melódico e cheio de efeitos de sintetizadores. Instrumentos sinfônicos e tirados da música Folk são mais raros, mas também se fazem presentes.

01-Age of Shadows
02-Comatose
03-Liquid Eternity
04-Connect the Dots
05-Beneath the Waves
06-Newborn Race
07-Ride the Comet
08-Web of Lies

09-The Fifth Extinction
10-Waking Dreams
11-The Truth Is In Here
12-Unnatural Selection
13-River of Time
14-E=MC²
15-The Sixth Extinction

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...