quinta-feira, 31 de março de 2011

Sleepytime Gorilla Museum

In Glorious Time (2007)

Após o "falecimento" do Tolkien Metal é com paciência de jó que venho aqui reupar alguns álbuns que acabaram tendo seus links perdidos. Porém não esperem encontrar a frequência de postagens de antigamente.  Agora tentarei centrar mais nas resenhas do que nos downloads propriamente ditos.
A primeira coisa que chamou-me a atenção nesse álbum foi o jogo de palavras em seu titulo que acaba formando duas frases com sentidos diretamente opostos. No inglês falar "tempos inglórios" soa igual a "em tempos gloriosos". Mas se atendo a música esse álbum chama a atenção pela variedade de sons. Avant-Garde Metal, ou Metal experimental, é o rótulo mais comum encontrado em sites referindo-se a eles, no entanto esse rótulo não está inteiramente correto. Pois a maior parte das músicas do Sleepytime Gorilla Museum nem mesmo vagamente lembram algum subgênero do Metal. Por causa disso há quem os rotule como uma banda de Art Rock.

1. The Companions
2. Helpless Corpses Enactment
3. Puppet Show
4. Formicary
5. Angle of Repose
6. Ossuary
7. The Salt Crown
8. The Only Dance
9. The Greenless Wreath
10.The Widening Eye
11.The Putrid Refrain

"Helpless Corpses Enactment", a faixa 2, é a mais "normal", podendo se enquadrar facilmente em uma banda de Death ou Doom Metal regular. Tirando essa a regra aqui é não ter regra. Por exemplo, outra música que ganhou clipe, a "Widening Eye" é totalmente instrumental. Nada a ver com a canção mostrada acima. De todo o álbum a música que mais chama a atenção pelo seu som incomum é a "Formicary". No seu início, o ritmo calmo faria qualquer ouvinte desapercebido pensar em qualquer coisa menos em uma banda de Metal. Pra metade é que as coisas ficam mais interessantes. Tendo direito até mesmo a guturais (mesmo assim mantendo o ritmo calmo).
O que é comum entre bandas relacionadas ao Metal, a Sleepytime Gorilla Museum é um grupo bem teatral, utilizando-se da pintura facial. A temática das músicas também não foge muito do "universo Metal", falando sobre coisas sobrenaturais ou mencionando filósofos da antiguidade.

Efeitos eletrônicos, instrumentos sinfônicos, estruturas não convencionais, músicas sem fórmula verso-refrão... Apesar de se enquadrar dentro do Rock a banda está muito fora dos padrões comerciais. Sua música não é de fácil audição. Seu som não é muito acessível. Por isso a banda vai no caminho contrário do Rock mais mainstream, comercial. Por causa disso há quem os rotule como uma banda de Rock In Opposition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...