sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Madame Saatan

Peixe Homem (2011).
Madame Saatan surgiu no começo de 2003 em Belém do Pará para compor a trilha sonora do espetáculo de teatro “Ubu Rei – uma odisséia em bundalelê” de Alfred Jarry. O espetáculo acabou, mas a banda seguiu carreira. O som do grupo é rotulado como Heavy Metal, apesar disso não espere ouvir gritos agudos ou vibratos. O vocal da banda é bem dentro do convencional de bandas do rock nacional que tem uma mulher como líder. O diferencial mesmo está no instrumental. A bateria e a guitarra pesadas lembram bastante Metal. Incorporando características de outros gêneros, que vão do MPB ao Blues.
1- A Cicatriz
2- A Foice
3 - Até O Fim
4- Fúria
5- Insônia
6- Invisível
7- Moira
8- Respira
9- Rio Vermelho
10- Sete Dias
11- Sombra Em Você
12- Sonâmbula

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Isis

Wavering Radiant (2009)

Essa banda está na estrada já há algum tempo. Na ativa desde 1998, Isis é um grupo americano que é inspirado em bandas como o Neurosis, o Tool e o Godflesh. Se você gosta do Post-Metal realmente devia ouvir esse álbum. Como de costume no gênero, aqui o enfoque está no instrumental, que é bem psicodélico, cheio de efeitos diferentes. Os vocais possuem parte de melódico, mas o principal é um gutural bem gritado. Algumas músicas são bem legais por apresentarem o contraste de um instrumental bem tranquilo e de repente nos surpreendemos ao aparecer o vocal, fazendo nos lembrar que estamos ouvindo a um trabalho de Metal.

1. "Hall of the Dead"
2. "Ghost Key"
3. "Hand of the Host"
4. "Wavering Radiant"
5. "Stone to Wake a Serpent"
6. "20 Minutes / 40 Years"
7. "Threshold of Transformation"

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ganesh Rao - artista indiano que faz clipes surreais.

Ganesh Rao (veja seu site oficial) é um artista indiano nascido em 1984. Ele é diretor e músico formado na College Station, Texas. Ganesh desenvolveu vários projetos como o vídeo musical Empyrean (vídeo abaixo). Na qual ele é responsável pela música e pela arte digital. Ele também desenvolve músicas para curtas metragens e projetos visuais. Ganesh também é responsável pela direção do vídeo clipe Eden da banda TesseracT. No momento ele está trabalhando no seu segundo álbum musical intitulado Forbidden Circle que irá estrear em 2012. Esse trabalho recebe colaboração dos EUA, Reino Unido, França, Suíça, Servia e Austrália. As animações de Ganesh são inspiradas em seus sonhos que, segundo o próprio artista tem muita influência da sua tradição cultural hindu.

O estilo musical de Ganesh Rao é rotulado como Progressive Metal e Djent. Para quem não sabe Djent é uma técnica diferente de se tocar guitarra que faz um som bem característico, bem dissonante. Dentro desse estilo o grupo musical mais famoso é a banda Meshuggah.

Stone Sour

Audio Secrecy (2010)
Essa banda é um projeto paralelo de Coray Taylor que canta aqui e na famosa Slipknot. O Stone Sour apesar de só ganhar mais reconhecimento agora, é bem mais antiga do que a Slipknot. Se for comparar os dois grupos, enquanto no Slipknot Corey urra mais do que canta, no Stone Sour ocorre o contrário. Além disso as letras do Slipknot são mais "agressivas" enquanto a temática do Stone Sour fala de problemas com relacionamentos. Aqui, de modo geral, o som é mais leve. Lembrando algo mais Hard Rock e até mesmo Grunge. Apesar disso há algumas passagens que o espírito do Slipknot parece baixar em Corey e ele começa a usar o vocal mais gritado famoso na sua outra banda. Conheci essa banda quando eles foram tocar no Rock in Rio. Infelizmente não pude ir ao evento, mas acompanhei no Youtube.

1. Audio Secrecy
2. Mission Statement
3. Digital (Did You Tell)
4. Say Youll Haunt Me
5. Dying
6. Lets Be Honest (Explicit)
7. Unfinished (Explicit)
8. Hesitate
9. Nylon 6/6 (Explicit)
10. Miracles
11. Pieces
12. The Bitter End
13. Imperfect
14. Threadbare

Cutting Pink With the Knifes

Populuxxe (2007)

Pra apreciar esse álbum a pessoa tem que ter uma cabeça muito aberta. Foi muito difícil encontrá-lo, pois a banda é bastante underground. Só o encontrei em um site especializado em música Indie. Também não consegui muita informações sobre o Cutting Pink With the Knifes. Apenas que eles são americanos e que esse é o terceiro álbum de sua carreira. Essa banda faz um som experimental com uma aura bem Punk usando como base o Hardcore. Com 16 faixas bem curtas, um minuto cada em média, o álbum aqui apresenta músicas cheias de efeitos eletrônicos e um vocal gritado agudo demais até se considerando o gênero que a banda se propõe a fazer. Recomendado só para aqueles que realmente gostam de um som bem diferente. Mathcore com certeza não foi feito para todos os ouvidos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Animal Collective

Fall be Kind (2009)
Essa banda americana é rotulada como sendo de Rock, mas sinceramente encontrar alguma coisa Rock n´Roll aqui é bem difícil. Não espere ouvir bateria ou guitarras aqui. O Animal Collective pende muito mais para a música eletrônica. Com efeitos pra lá de estranhos o grupo cria passagens bem interessantes. Música experimental aliada a eletrônica quase sempre dá bons frutos, essa banda é mais um deles. Ouça a faixa What Would I Want? Sky. Se você esperar passar a primeira parte, com um som experimental bem diferente, você ouvirá algo que chega a lembrar bandas como o Couldplay.

1. "Graze" 5:22
2. "What Would I Want? Sky" 6:46
3. "Bleed" 3:29
4. "On a Highway" 4:36
5. "I Think I Can" 7:10

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

God of Shamisen

Dragon String Attack
Continuando com o clima oriental, essa aqui é outra banda que utiliza o shamisen. Só que esses caras aqui são americanos. Kevin Kmetz, o tocador de shamisen da banda, foi o primeiro não oriental a receber o prêmio Daijo Kazuo de melhor tocador de shamisen. É muito legal ouvir a música tipica japonesa misturada a uma guitarra pesada. Em algumas músicas ainda dá pra ouvir algumas influências de Jazz. Álbum bem original, até mesmo dentro do estilo tão "diverso" do Avant-Garde Metal. Veja um clipe da banda aqui. É, ele é meio bizarro. O bom humor já começa com os nomes escrachados das faixas.

01 - Dragon String Attack(FirstStrike)
02 - Traveler Attack
03 - Bad Dog Attack
04 - Dragon String Attack(Second Wave)
05 - Beyoglu Parade Attack
06 - Tower Storm Attack
07 - Dragon String Attack(Secret Weapon)
08 - The Village Attack
09 - Fifth Column Attack
10 - Ripe Fruit Attack
11 - Aftermath Attack(Rain Song)
12 - The Science Fiction Of Ray Bradbury Attack
13 - Traveler Returns Attack
14 - Dragon String Attack(Finishing Blow)

Yoshida Brothers

Best of Yoshida (2008)
O shamisen é um instrumento musical japonês de três cordas semelhante a um banjo, é usado em várias músicas tipicas japonesas como na Minyo, Enka, Shamidaiko, Kabuki e no Odori (falar nisso já assisti a um festival de Bon Odori aqui na minha cidade, é bem interessante). Esses dois irmãos dão uma modernizada na música tradicional japonesa colocando elementos de Pop, Rock e Jazz. Lá no Japão essa dupla é bem popular. Tanto é que eles aparecem até em um comercial do Nintendo Wii. Veja abaixo o clipe da música Rising.

01. Storm
02. Kodo (Hishou Version)
03. Overlands Blues
04. A hill with no name
05. Modern (Hishou Version]
06. Saiun
07. Passion
08. My hearth holds
09. Blooming
10. Cherry Blossoms in Winter
11. Kodo ( Inside the Sun Remix)
12. Rising
13. Morricone

terça-feira, 15 de novembro de 2011

The Cruxshadows

Dreamcypher (2007)

No início dos anos 1990 nos Estados Unidos nasceu a banda The Cruxshadows. Que é rotulada como um grupo de Darkwave, Gothic Rock e Eletrogótico. Conheci essa banda ao baixar uma coletânea em que vários artistas faziam músicas inspiradas nas obras de Neil Gaiman (depois posto aqui). Esse grupo chamou-me a atenção por ter uma característica bem interessante. Colocar muita influência eletrônica em uma base de Gothic Rock. Nas músicas o violino e a guitarra dividem espaço com batidas eletrônicas. Banda um pouco similar ao Abney Park. Desse álbum destaco a faixa Sophia.
01. Pygmalion's Dream
02. Windbringer
03. Sophia
04. Defender
05. Perfect
06. Elissa
07. Eye of the Storm
08. Ariadne
09. Sleepwalking
10. Solus
11. Dido's Reply
12. Memorare
13. Birthday
14. Kisses 3

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Yakuza

Samsara (2006)
Essa banda canadense de Avant-Garde Metal tem uma qualidade que admiro muito, que é o fato de em um mesmo álbum ter músicas completamente diferentes. O foco principal desse grupo é criar uma mistura radical entre o Jazz e o Metal extremo. Fato que os fizeram serem rótulados como uma banda de Jazzcore. A primeira faixa, Cancer of Industry, tem um som brutal, apesar de se você prestar bem atenção dá pra conseguir captar algo "jazzístico" nela. Já faixas como Monkeytail pendem mais ao Jazz. Principalmente seu início. Depois da metade é que ela nos pega de surpresa ao mostrar guturais e um instrumental mais pesado. Vale destacar também a faixa Exterminator que gostei bastante.

- Cancer Of Industry
- Plecostomus
- Monkeytail
- Transmission Ends... Signal Lost
- Dishonor
- 20 Bucks
- Exterminator
- Just Say Know
- Glory Hole
- Back To The Mountain

Carnival In Coal

Fear Not (2001)


Alguns grupos musicais experimentais parecem uma colcha de retalhos, um "franknstein musical". A francesa Carnival in Coal é uma delas. Fazendo misturas bizarras como juntar em uma mesma melodia estilos bem diferentes como Death Metal com Pop e Disco Music. O grupo não se leva muito a sério, com letras bem escrachadas, tem um tom meio de paródia. Veja o clipe da música Don´t be Happy, Worry

01. Yes ! We Have no Banans
02. Cadillac
03. 1308.JP.08
04. Exit Upon Void
05. Don't be Happy, Worry
06. Gang Bang
07. Daaahhh
08. Ring my Bell
09. Fear / Fear not

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Celtic Frost

Monotheist (2006).

Em 1984 na Suíça surge uma banda que se tornaria precursora do mais polêmico dos subgêneros do Rock, o Black Metal. Desde sua origem até a época atual, o Celtic Frost já passou por vários gêneros diferentes. Indo desde um Black Metal mais cru misturado ao Thash ( em 1985, fase que lançou seu disco de maior sucesso, o To Mega Therion) até o Avant-Garde Metal e o Glam Metal. A fase Avant-garde Metal foi o álbum Into the Pandemonium de 1986, que chocou os fãs mais antigos ao misturar em uma base Death Metal elementos de Hip Hop e violino. Falar nisso essa banda é considerada a primeira a fazer um álbum desse gênero. O Monotheist, seu trabalho mais recente, é considerado como um álbum de Doom, Black Metal. Porém sua mistura sombria e extrema não segue as fórmulas de nenhum desses dois gêneros. É um disco bem diferente. Vale a pena dar uma conferida.
01. Progeny
02. Ground
03. A Dying God Coming Into Human Flesh
04. Drown In Ashes
05. Os Abysmi Vel Daath
06. Obscured
07. My Domain Of Decay
08. Ain Elohim
9. Incantation Against
10. Synagoga Satanae
11. Winter (Requiem)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Igorrr

Moisissure (2009)

Igorrr, cujo nome de batismo é Serre Gautier, é um compositor francês de música eletrônica que em seus trabalhos faz uma salada de frutas musical com diversos estilos: Grindcore, trip-hop, música clássica, jazz... Paralelamente, Serre também é fundador da banda de Death Metal experimental Whourkr e dono da gravadora ImproveTone Records, que é especializada em artistas com músicas "bizarras". Ouça a faixa Brutal Swing pra você ter uma ideia de como é seu som.

Álbum recomendado pra quem procura algo único e diferente. Em Moisissure, Serre cria um álbum de Breakcore sombrio e barulhento que junta um amontoado de estilos diferentes. Por exemplo, temos batidas eletrônicas pesadas misturadas com música clássica barroca. Em algumas faixas podemos ouvir samples com coros medievais, misturados com elementos de Metal (principalmente o vocal gutural) e, fazendo um bom contraste, guitarra acústica.
1. Valse En Decomposition
2. Oesophage De Tourterelle
3. Putrefiunt
4. Extro
5. Liquid Requiem
6. Brutal Swing
7. Phasme Obese
8. Huile Molle
9. Croute
10. Moelleux
11. Moisissure
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...